O ministério da Indústria e Comércio divulgou o volume das exportações do milho brasileiro referente ao mês passado, que tiveram aumento nos embarques para clientes em vários países. No acumulado de janeiro deste ano até julho o país vendeu 15,42 milhões de toneladas do cereal, tendo Mato Grosso como seu principal Estado fornecedor, responsável por 53,16% dos envios brasileiros.
“Com isso, o Estado levou ao exterior 8,19 milhões de toneladas de janeiro até agora, um incremento de 166,24% em relação ao mesmo período de 2018, sendo os principais destinos o Irã e o Vietnã. Em relação a esse aumento, um dos fatores que contribuiu para isso, foi o adiantamento da colheita que proporcionou um grande volume disponível no mercado neste período, aliado ao bom volume já comercializado até o momento”, analisa o IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária. “Com este início acelerado, a expectativa para os próximos meses é que o ritmo nos embarques do milho continue firme, dado “abertura da janela” de exportação e a grande disponibilidade do cereal no mercado”, acrescenta
A colheita da safra atual de milho em Mato Grosso está na reta final e, este ano, termina mais cedo em relação a colheita da safra anterior.