A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgou nesta última semana os dados de exportação da carne bovina in natura referentes ao mês de abril. O relatório aponta que o Brasil obteve uma receita de US$ 292,63 milhões, enquanto Mato Grosso arrecadou US$ 53,06 milhões. Comparando com março, as exportações mato-grossenses caíram 39,74%, enquanto que o escoamento brasileiro recuou 27,49%.
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), estes são os menores valores desde fevereiro de 2012. Para o Imea, o resultado é reflexo da operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal no dia 17 de março. “Diante das interrupções das compras de diversos países, o Brasil sentiu no mês de abril o impacto que a operação causou, deixando reflexos negativos”, aponta o instituto.
Para o Imea, no entanto, o panorama para maio é positivo. Isso porque o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços divulgou os dados dos quatro primeiros dias úteis de maio, e o relatório já aponta uma recuperação.