|2055|
Mato Grosso teve reduzidas as exportações de milho no último mês, em comparação a janeiro. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Estado exportou 0,25 milhão de toneladas do cereal. Apesar de negativo, o resultado não causou surpresa, segundo o instituto. “Já eram esperados poucos volumes escoados, já que a comercialização da safra 15/16 já está em 99,5%”.
O Imea aponta que o preço mais atrativo no mercado interno continua refletindo nas exportações. No Brasil, conforme o relatório, houve uma queda de 66,4% nos embarques no último mês (em relação a janeiro), com queda de 90,9% em relação ao mesmo período de 2016. “Por outro lado, os EUA vêm apresentando um movimento contrário, devido à tendência de recuo nas cotações da CBOT no último ano. O País já embarcou 53,1% acima do volume exportado durante o mesmo período da safra 15/16”.
Segundo o instituto, “caso o cenário continue baixista, as cotações podem continuar favorecendo o cereal norte-americano e pressionar os preços brasileiros a um difícil cenário”.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: Só Notícias/Luiz Ornaghi/arquivo)