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Estudo apresenta alternativas para melhorar logística no Norte do país

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O estudo “Arco Norte: Um desafio Logístico”, lançado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos e a Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, analisa o sistema de transportes, em seus vários modos, responsáveis pelo escoamento de cargas e insumos com a utilização dos portos ao norte do Brasil, desde Porto Velho, em Rondônia, passando pelos estados do Amazonas, Amapá e Pará, até o sistema portuário de São Luís, no Maranhão.

Para o deputado Remídio Monai (PR-RR), um dos relatores do estudo, a publicação ajuda a identificar dificuldades que a região enfrenta para melhorar o comércio exterior e as áreas que carecem de investimentos em estrutura. A partir do estudo, segundo ele o parlamentar, a Câmara dos Deputados pode propor projetos de lei com soluções para sanar o impasse.

A publicação lista os investimentos que devem ter prioridade para viabilizar o transporte na região Norte, entre eles, a dragagem e a sinalização da hidrovia do rio Madeira, e a conclusão da pavimentação da BR-163/PA.

Outro problema identificado pelo estudo foi necessidade de prolongamento da BR 210, conhecida como Perimetral Norte. A rodovia federal foi projetada para atender aos estados do Norte, mas, até hoje, somente alguns trechos foram implantados. “Ela dará a ligação sonhada de Roraima com o Pará, com o Amapá e com o restante do País. Roraima, hoje, é um estado que está vizinho ao Pará e ao Amapá e não tem uma identificação terrestre.”

A publicação “Arco Norte: Um desafio Logístico” está disponível na Biblioteca Digital da Câmara. O texto pode ser usado pelo Governo federal como base para criação de projetos que melhorem a infraestrutura na região.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

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