PUBLICIDADE

Estrangeiros inspecionarão frigoríficos no Brasil

PUBLICIDADE

A crise de imagem do Brasil nas condições sanitárias resultou na desconfiança dos principais mercados importadores da carne. Além do embargo norte-americano, o país enfrenta o fortalecimento das inspeções de outros mercados como a China, que enviou inspetores do serviço sanitário chinês para realizar auditorias técnicas no Brasil. As atividades iniciaram nesta segunda-feira (14) e seguem até o dia 21.

Os estados que fazem parte do roteiro das auditorias e as plantas frigoríficas a serem inspecionadas serão definidos hoje em reunião realizada no Ministério da Agricultura (Mapa). A missão vai verificar as conformidades (atendimento às normas do acordo sanitário firmado com aquele país) do serviço veterinário oficial brasileiro.

Além da visita do gigante asiático, o Brasil receberá técnicos norte -americanos para uma inspeção veterinária até o fim deste mês, de acordo com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, para retomar as exportações de carne ao país. A informação foi repassada à imprensa na última sexta-feira (11) durante visita a Lucas do Rio Verde, quando Maggi disse que está “tudo sendo arrumado para (o Brasil) voltar em breve ao mercado dos Estados Unidos”.

Os estados que receberão a visita ainda não estão definidos, mas como Mato Grosso tem 5 plantas que exportam para os Estados Unidos, pode ser selecionado. O presidente do Sindifrigo, Luiz Freitas, está confiante na normalização das relações com os países importadores. “São 2 mercados superimportantes para Mato Grosso. A China, principalmente, é um grande mercado com quem vinham crescendo as relações. E houve muitos equívocos na Operação Carne Fraca, que com certeza serão esclarecidos pelo Mapa e fortaleceremos a relação com os 2 países”, pontua.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE