A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) está facilitando o acesso do agricultor familiar aos serviços oferecidos, através de um aplicativo que está sendo desenvolvido para funcionar como uma solução digital de auxílio aos agricultores na tomada de decisões relacionadas as suas atividades. A primeira versão do aplicativo fica pronta no final deste mês. Serão seis etapas de desenvolvimento, com o objetivo de promover agilidade nas informações prestadas e qualidade no atendimento.
Através do aplicativo o produtor poderá tirar dúvidas sobre assuntos diversos, como crédito rural e administração da propriedade, obter informações técnicas sobre culturas e criações e solicitar visitas para atendimento in loco na propriedade rural. Além dos produtores, os moradores urbanos, feirantes, diretores de escolas, ou qualquer outra pessoa que tenha alguma dúvida relacionada ao trabalho rural também poderá entrar em contato para obter orientação. Tudo isso diretamente pelo celular.
A plataforma estará interligado com o Sistema de Acompanhamento e Gerenciamento das Atividades da Empaer, o Sagae. Essa plataforma está sendo utilizada para coletar as informações dos serviços prestados ao público alvo, além de avaliar o ganho social dos produtores rurais e o trabalho executado pelos técnicos da Empaer.
Foram cadastrados, pelo Sistema Sagae, mais de 26 mil agricultores familiares de 2.270 comunidades rurais em 123 municípios. A meta é chegar a 50 mil cadastrados até o final do ano.
Dentre outras funções, o produtor poderá acessar o histórico de solicitações feitas pelo aplicativo e todos os dados relacionados a sua propriedade, acompanhando inclusive a evolução da produção, com indicadores importados do Sagae.
O presidente da Empaer, Renaldo Loffi, ressalta que o acesso do cidadão aos serviços do Estado a partir de plataformas digitais é uma prioridade do governo Mauro Mendes, e esse aplicativo será inserido na plataforma MT Cidadão. “Essa ferramenta vai facilitar a rotina dos agricultores e simplificar a vida no campo por meio de uma interação rápida e de fácil manuseio. O produtor vai interagir com uma equipe composta por técnicos, pesquisadores e profissionais de várias áreas aptos a prestarem informações e atendimento”.
A nova ferramenta está sendo desenvolvida pelo setor de Tecnologia da Informação com a colaboração da equipe de Comunicação da Empaer, além de técnicos da área de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), Pesquisa e Fomento, informa a assessoria.