Com a finalidade de planejar as ações e tratar assuntos técnicos e administrativos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), coordenadores regionais e técnicos discutirão a operacionalização de 122 escritórios locais e nove regionais. A reunião ocorre entre esta terça-feira e quinta-feira (30), e vai abordar a definição de metas regionais e o trabalho a ser executado até o final de 2017, na sede da Empaer, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá.
O coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Empaer, Carlos Antônio Branco Lopes, esclarece que durante a reunião serão apresentados o Plano de Trabalho Anual (PTA), o Sistema de Monitoramento das Ações Governamentais (Monitora), planejamento e implantação de Unidades de Referência Tecnológica (URT), modelos de projetos técnicos, relatórios, realização de demonstração de resultados, dias de campo, capacitação para técnicos e produtores rurais, entre outros.
De acordo com Carlos Antônio, a empresa conta com a força de trabalho de 242 técnicos, que atendem em média 150 agricultores familiares por ano. Ele explica que a meta é atender em 2017 em torno de 36 mil produtores. Durante a reunião, será definido um modelo de relatório diário das atividades de Ater como ferramenta de acompanhamento do registro da Assistência Técnica e Extensão Rural. “Esse instrumento de acompanhamento vai auxiliar o técnico nas visitas e atividades que serão executadas no campo. E também, facilitar o controle no atendimento que deve ser prestado com eficiência e qualidade ao produtor rural”, enfatiza.
A reunião vai permitir alinhar com os coordenadores e técnicos o trabalho a ser executado em 2017. No ano passado, a Empaer atendeu 35 mil agricultores familiares, entre mulheres, indígenas, quilombolas e jovens, em 128 municípios. A ação de prestação de serviços de Ater resultou em mais de 118 mil atendimentos prestados aos agricultores familiares.