A suspensão dos eventos no início de 2020 se deu duas semanas antes da realização do 10º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, tradicionalmente realizado pela Embrapa Agrossilvipastoril e parceiros no mês de abril. Para não passar o ano sem levar as informações ao público, o evento foi remarcado e ocorrerá em formato on-line.
Serão dois dias de evento, com programações distintas e complementares. A primeira data será no sábado, 28 de novembro, e a segunda data será no sábado seguinte, dia 5 de dezembro. A transmissão será pelo Canal da Embrapa no Youtube, a partir das 7h30 no horário de Mato Grosso.
A participação é gratuita e pode ser feita acessando o canal da Embrapa no Youtube. Para que possa receber os links diretamente em seu e-mail, o participante pode se inscrever no site da Embrapa Agrossilvipastoril.
Os dias de campo contarão com palestras pré-gravadas no campo experimental e na vitrine tecnológica da Embrapa Agrossilvipastoril e interações ao vivo, nas quais o público poderá tirar suas dúvidas com os palestrantes.
No primeiro dia de evento, a programação será focada nas estratégias para sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Serão dois blocos, sendo que no primeiro será respondida à pergunta “Até quando vale a pena produzir grãos em sistemas ILPF” e será abordado sobre a pecuária de corte em ILPF.
O segundo bloco focará nos sistemas integrados com uso de árvores. Uma apresentação abordará o plantio de árvores em sistemas ILPF e outra sobre a agricultura de processos com benefícios sociais e ambientais por meio dos sistemas agroflorestais.
O segundo dia de campo, no dia 5 de dezembro, terá como tema principal os consórcios forrageiros e a qualidade do solo. A programação estará distribuída em três blocos. O primeiro deles abordará os consórcios de safrinha, falando sobre recomendações de uso, produção de biomassa, estoque de nutrientes e de proteína bruta e ainda sobre os efeitos deles na física do solo e na cultura da soja.
O segundo bloco seguirá falando de consórcios, abordando alguns deles mais profundamente, como o de girassol com gramíneas e leguminosas, o de sorgo com braquiárias e de milho com gramíneas e leguminosas.
Por fim, o último bloco trará duas tecnologias lançadas recentemente pela Embrapa. Uma é o BiomaPhos, inoculante para mobilização biológica de fósforo, e outro é a tecnologias de análise microbiológica do solo BioAS.
Ao fim de cada bloco haverá um momento de debate, no qual o moderador levantará as dúvidas dos participantes que se manifestarem pelo chat ao vivo. As informações foram divulgadas pela assessoria da Embrapa.