|1668|
Com o início da colheita da safra 16/17 da soja em Mato Grosso e semeadura da 2ª safra, os produtores do Estado já se preparam para as compras da próxima temporada do grão. E de maneira diferente do que vinha ocorrendo nos últimos anos, a safra 17/18 tende a frear os recordes consecutivos nos custos de produção, com o protagonista sendo, novamente, o câmbio, que até o momento vem registrando valores inferiores aos apresentados na safra 16/17.
De acordo com os dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o custo total da safra 17/18 no Estado está em R$ 3.564,81/ha, valor 3,3 % inferior ao da safra 16/17. Apesar do pequeno recuo em relação à temporada atual, o instituto acredita que o custo tende a superar o das safras passadas.
Além disso, os especialistas avaliam que o dólar, que tende a reduzir o custo de produção da próxima temporada, pode também pesar sobre as receitas do novo ciclo, que neste momento já registram preço de paridade de exportação em MT para mar/18 inferior a mar/17.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo)