PUBLICIDADE

Dirigentes de entidades cobram medidas para evitar perdas na classificação de grãos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)
Diretores da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e da empresa VLI-Logística realizaram encontro nesta semana, em Brasília, para discutir estratégias que resultem em aumento da eficiência nas operações de embarque de grãos e melhora da rentabilidade aos produtores. O tema foi debatido durante a assembleia dos sojicultores que reuniu presidentes e diretores das Aprosojas de 16 estados produtores.

De acordo com o presidente da Aprosoja Tocantins, Maurício Buffon, Aprosoja e a VLI começaram a discutir alternativas para aprimorar a classificação de grãos, um dos pontos que mais afeta produtores. Segundo relatos de sojicultores, principalmente de Mato Grosso, a falta de critérios claros para a classificação permite aos compradores aplicar descontos nos valores pagos aos agricultores por causa dos percentuais de umidade, de avaria e o grau de fermentação da soja.

“Os produtores precisam que estejam à disposição tecnologias para evitar perdas com a classificação”, afirmou Buffon ao lembrar que já há pesquisas em andamento para desenvolvimento de equipamentos capazes de determinar o grau de avaria dos grãos comercializados.

A classificação de grãos vai ser tema do primeiro Encontro do Observatório de Negócios Digitais para a Agricultura Brasileira, que ocorre no dia 16 de agosto, em Brasília. Na ocasião, será discutido o uso de novas tecnologias, como máquinas de classificação automática de grãos.

Ferrovias

O escoamento da safra de grãos também foi tema de conversas entre produtores e representantes da VLI, empresa que pretende investir até R$ 9 bilhões em 2019 para aumentar em 50% sua capacidade de transporte de cargas através do modal ferroviário.

Na ocasião, o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, demonstrou preocupação com os gargalos logísticos e com temas recentes, como o tabelamento do frete.

Panorama da soja

Os produtores também assistiram à apresentação do diretor para a América do Sul da consultoria AgResource, Matheus Pereira, sobre o panorama da produção de grãos no Brasil, as perspectivas para o futuro, a guerra comercial entre Estados Unidos e China e os desafios macro econômicos e políticos para o setor agropecuário brasileiro.

Ainda durante a assembleia foram debatidos temas como o tabelamento do frete, a lei dos defensivos, os desdobramentos em relação ao Funrural e a expectativa diante do processo eleitoral brasileiro, além de temas de interesse regional.

A informação é da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE