A mudança do sistema produtivo pode abrir novas oportunidades para uma fazenda. Esse é o exemplo que será mostrado durante o 2º Dia de campo sobre integração lavoura-pecuária da JP Agropecuária e Embrapa Agrossilvipastoril, que será realizado neste sábado (26), na fazenda Pontal, em Nova Guarita.
Como a integração da lavoura com a produção de forragem resultou no fim do problema da falta de alimento para o gado na seca, ela abriu a oportunidade de mudar a forma de fazer a reprodução do rebanho. Com isso, o produtor José Leandro passou a inverter a estação de monta na fazenda, tendo os nascimentos no período da seca, quando é mais fácil acompanhar os partos e é menor a incidência de pragas e doenças.
A experiência com a inversão da estação de monta será um dos temas abordados durante o dia de campo, que é realizado em parceria pela Embrapa, a JP Agropecuária, Senar-MT e Rede ILPF. O evento terá início às 8h e as inscrições já podem ser feitas de maneira antecipada pelo site da Embrapa Agrossilvipastoril.
Após a abertura, os participantes serão divididos em dois grupos, com os quais visitarão duas estações de campo. Em uma delas será apresentada a estratégia de integração lavoura-pecuária utilizada na fazenda Pontal, bem como a forma de gestão das pastagens. A importância do diagnóstico na implantação de sistemas de integração e a produção de forragem na safrinha também serão abordados nesta estação.
Na outra estação de campo o destaque será no animal. Serão discutidos temas como a prenhez de novilhas nelore super precoces, tecnologias nutricionais em um sistema de cria moderno e utilização do Doppler em IATF.
Após o circuito de campo, os participantes retornarão para a estação central onde terão mais três palestras sobre conectividade no agronegócio, segredos de uma silagem de qualidade e “ILP: um caminho sem volta”.
Ao fim, haverá um debate com a participação de todos os palestrantes com o tema “Desafios reprodutivos em novilhas na ILP: zootécnicos ou econômicos?”
Entre os palestrantes do dia de campo estão pesquisadores da Embrapa, profissionais da fazenda Pontal e representantes de instituições e empresas parceiras na realização do evento.
A Fazenda Pontal fica na MT-208, cerca de 45 km após a cidade de Nova Guarita, já próximo à balsa do Rio Teles Pires. No dia do evento o caminho estará sinalizado desde a BR 163 nos dois sentidos da rodovia.