|2650|
Em audiência com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antônio Costa, o deputado estadual Baiano Filho, juntamente com o senador Cidinho Santos e com o prefeito de Canarana Fábio Farias, reiteraram o convite para o chefe da autarquia indígena participar da audiência pública a ser realizada no próximo dia 30, no município Bom Jesus do Araguaia, trecho Alô Brasil, para tratar sobre a celeridade das obras de pavimentação da BR-158.
Em resposta, o presidente da Funai, que já havia sido convidado pelo senador Wellington Fagundes, se colocou à disposição do estado de Mato Grosso. Antônio Costa não só assegurou a presença na audiência pública requerida pelo deputado estadual Baiano Filho como também adiantou a possibilidade dos estudos indígenas que há anos tramitam na fundação serem finalizados até esta data, sendo, posteriormente, submetidos à avaliação técnica do Ibama.
À frente das discussões para a pavimentação da BR-158, Baiano Filho avaliou de forma positiva a audiência. “Após anos de espera, entre idas e vindas para Brasília, vemos o processo destravar, com a união de esforços e a vontade política de que essa obra tão importante para a consolidação do desenvolvimento da região Araguaia realmente saia do papel”, comemorou.
Também participaram do encontro o prefeito, João Teodoro (PSDB), conhecido por Salgadinho, além de vereadores e indígenas. Paralelo aos investimentos na logística, os representantes de Mato Grosso reivindicaram o início de uma política nacional de produção de alimentos nas aldeias. Para tanto, o senador Cidinho e Baiano Filho já destinaram duas patrulhas mecanizadas para a aldeia Pimentel Barbosa.
Recentemente, o Ministério dos Transportes, Aviação e Portos assegurou que as licitações dos dois lotes para pavimentação asfáltica da BR-158 devem sair ainda no primeiro semestre de 2017, sendo que o lote A (entre Luizinho e Alto Boa Vista) deverá ser licitado até 31 de março e o lote B (entre Alto Boa Vista até o Alô Brasil, passando pelos municípios de Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia) até o final de maio.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: JLSiqueira/arquivo)