Mais de 250 agricultores, pecuaristas, lideranças empresariais e de entidades que participam da Norte Show em Sinop, assistiram, ontem à noite palestras e debates com os jornalistas, escritores e comentaristas políticos Augusto Nunes e Silvio Navarro, no Tatersal, principal auditório da feira. Foram abordados assuntos relacionados ao agronegócio, política e economia.
“É impossível alimentar o mundo sem o Brasil e digo mais, nós estamos vestindo o mundo, porque a produção de algodão em todas as regiões está em plena expansão. E são esses homens e essas mulheres que trabalham diariamente, de sol a sol, seja com pandemia ou não, pra fazer o Brasil que dá certo”, destacou Navarro.
O jornalista Augusto Nunes, que fez fala virtualmente (por conta de uma intervenção cirúrgica não muito grave, mas que requer repouso e cuidados), fez um apanhado dos últimos acontecimentos políticos nacionais, em especial sobre o decreto anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, com a concessão de perdão da pena ao deputado Daniel Silveira, que acabara de ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal, a oito anos e nove meses de prisão em regime fechado, além de perda do mandato e dos direitos políticos e multa de cerca de R$ 200 mil, por suposto estímulo a atos antidemocráticos e ataques a ministros do tribunal e a instituições. “O Supremo se tornou um partido de oposição ao governo Jair Bolsonaro”, enfatizou Augusto Nunes, já que a decisão do presidente deve ser questionada.
Entre as pautas econômicas, políticas e da agroindústria, foram duas horas de bate papo com produtores rurais, empresários, expositores da Norte Show e sociedade sinopense. “Muito boa a escolha dessa palestra, bastante relevante para nós nos inteirarmos do que está acontecendo na mídia e também lá em Brasília”, analisou, através da assessoria, o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo.
O Grupo de Líderes Empresariais de Mato Grosso (Lide-MT) realizou o Agroindústria 360º, em formato de palestra magna e o presidente Evandro Cesar avaliou que o evento foi oferecido pelo grupo porque trabalha os debates sobre política e o assunto está na discussão do dia a dia das grandes companhias empresariais. “A gente com certeza discute política de forma muito aberta, franca, mas sempre com viés técnico. É um presente estar em Sinop, que é a capital do Nortão e ficamos muito felizes em proporcionar essa discussão e sermos tão bem recebidos sempre”, disse.
A Norte Show termina hoje com visitação aos estandes até às 18h. Durante o dia há oito palestras e ainda o evento 100% Carne, a partir das 19h no Rancho do Criador, informa a assessoria.