O IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – divulgou o novo custo de produção da soja referente ao mês de julho para a safra 18/19 em Mato Grosso. Baseado nos novos dados, o custo operacional ponderado ficou em R$
3.150,98/ha e o custo total em R$ 3.606,08/hectare, representando um aumento de 0,83% e 0,77% em comparação a junho, respectivamente. “As principais variações ficaram por conta dos corretivos de solo, macronutrientes e fungicidas, elevação de 2,53%, 1,90% e 1,70%, nessa ordem. Os custos com estes insumos vê m sofrendo nos últimos meses , principalmente, com o aumento no custo dos fretes, em decorrência do tabelamento, além da alta na taxa de câmbio, que por sua vez é reflexo da política interna e do mercado internacional”, aponta o instituto.
Assim, com 95% dos insumos comercializados, o produtor que deixou para negociar neste momento pode “padecer” um pouco mais, visto a disparada do dólar neste mês de agosto, acrescentam os economistas, na análise do boletim semanal, divulgado esta tarde.