O embaixador da República da Coreia no Brasil, Jeong-gwan Lee, sinalizou interesse em estreitar as relações comerciais com o Estado de Mato Grosso após visita de cortesia, nesta terça-feira, no Palácio Paiaguás. Acompanhado de uma delegação de empresários coreanos, representantes do governo, do setor privado, do setor alimentício e comércio exterior, Lee foi recebido pelo governador Pedro Taques.
Durante a reunião, o chefe do executivo falou da importância de novos negócios com empreendedores asiáticos, apresentou os potenciais turísticos, econômicos e gastronômicos do Estado, e propôs um intercâmbio entre os países, por meio de um Road Show (apresentação itinerante).
“Agradeço a visita do embaixador e toda a delegação desse importante país. Para nós, é uma honra recebe-lo aqui, e quero dizer que as nossas relações comerciais/culturais tendem a melhorar. Estamos conversando sobre a possibilidade de empresários coreanos virem a Mato Grosso e os empresários brasileiros e mato-grossenses também irem à Coreia”, salientou o governador.
Por sua vez, o embaixador se mostrou surpreso com a capacidade de desenvolvimento e produção do Estado. Segundo ele, um elo forte pode ser construído e um dos caminhos seria o tratado de livre comércio. “Estou muito certo de que foi uma reunião produtiva, em que pude perceber que as relações entre o Estado de Mato Grosso e a Coreia são absolutamente possíveis, inclusive, de complementaridade”, afirmou o embaixador.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Ricardo Tomczyk, esse interesse dos países asiáticos com o Brasil, deve-se também ao fato de que eles não produzem alimentos, porém se preocupam com a qualidade do que estão consumindo. Neste sentido, ao reforçar a qualidade dos produtos exportados, os empresários do Brasil passam a expandir as possibilidades de negócio.
“Estamos abrindo nossos horizontes em termos de investimentos e comércio. Esta é também uma oportunidade para que nossos empresários possam ganhar espaço nesse mercado, já que o Estado entra como um grande arrumador desta situação, e estamos preparando para que se torne uma grande plataforma de comércio internacional”, reiterou Tomczyk. Também acompanharam a visita o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, e o secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Oliveira.