A Companhia Nacional de Abastecimento informou, esta tarde, que os dois leilões realizados hoje em apoio aos produtores de milho do Centro-Oeste obtiveram resultados positivos. As 692 mil toneladas do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e as 60 mil toneladas do Prêmio para o Escoamento (PEP) foram negociadas. O Pepro foi negociado para venda e escoamento do produto oriundo dos Estados de Mato Grosso (632 mil toneladas), Mato Grosso do Sul (30 mil toneladas) e Goiás/Distrito Federal (30 mil toneladas).
Já o PEP atende os Estados de Mato Grosso do Sul (30 mil toneladas) e Goiás/Distrito Federal (30 mil toneladas).
O Pepro é ofertado ao produtor rural ou à sua cooperativa, enquanto o PEP destina-se à indústria. Para terem direito à subvenção, os adquirentes terão que comprovar a venda e o escoamento do produto nas condições definidas em edital.
A Conab lembra que as operações de Pepro e PEP tiveram início em abril deste ano. O objetivo do governo é assegurar o preço mínimo ao produtor e incentivar o escoamento do excedente de produção para os grandes centros consumidores. O órgão responsável por autorizar estas operações é o Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep).
Na próxima quinta-feira (3), serão ofertados mais 30 mil toneladas de PEP para Mato Grosso do Sul e 30 mil toneladas para Goiás e DF. Também será leiloado Pepro para 632 mil toneladas para Mato Grosso, 30 mil toneladas para Mato Grosso do Sul e 30 mil toneladas para Goiás e DF.