A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará, até sexta-feira (26) operações de fiscalização para inspecionar as condições dos produtos estocados em suas unidades armazenadoras próprias e também na de terceiros em Mato Grosso. As ações tiveram início no dia 15 e ocorrerão em 65 unidades armazenadoras também em Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
Entre os principais objetivos desta operação estão apurar as condições de qualidade e quantidade dos estoques e avaliar a situação técnico-operacional das unidades armazenadoras depositárias. Ao todo, serão inspecionadas mais de 770 mil toneladas de produtos como arroz, café, milho, trigo, sacarias e diversos produtos beneficiados ou manufaturados.
Esta é a oitava etapa de fiscalização dos estoques públicos realizada pela Conab no país. Desde a primeira etapa, foram inspecionados mais de 3,4 milhões de toneladas de produtos. Após as diligências, quando são encontrados possíveis desvios, além dos processos administrativos, os casos são encaminhados à Polícia Federal, Ministério Público da União, Receita Federal e Secretaria de Fazenda do Estado. Nos casos relativos a perdas em armazéns próprios, são repassados para as Superintendências de Armazenagem e de Logística da Conab para providências. Já para os armazéns de terceiros, a Companhia realiza as devidas cobranças administrativas, informa a assessoria da companhia.