A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará, no próximo dia 9, a partir das 9h, uma nova rodada de leilão para a venda de milho em grãos para abastecimento do mercado. A ação atende à solicitação do setor pecuarista, principalmente o mato-grossense. A quantidade ofertada será a mesma, 50 mil toneladas. Estas operações seguem sem limite de aquisição por produtor.
“A Conab foi autorizada a vender até 300 mil toneladas”, explica o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Guilherme Bastos. “Mas como a nova safra começa a entrar a partir da segunda quinzena deste mês, pode ser que não seja necessária a oferta total desta quantidade”, informou, através da assessoria.
Os critérios de adesão ao leilão permanecem os mesmos. Qualquer interessado pode participar, exceto comerciantes. É necessário estar com os dados atualizados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) e também na Bolsa de mercadorias por meio da qual pretendam realizar a operação. Além disso, precisa estar em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi).
Nesta quinta-feira (2), o mercado adquiriu cerca de 24,8 mil toneladas de milho, que foram comercializadas nos avisos 64 e 65. O valor total arrecadado com estas operações foi de R$ 8,1 milhões. Com isso, a Conab realizou até agora dez operações de leilão que ofertaram cerca de 194,3 mil toneladas, das quais foram adquiridas 55,3 mil toneladas.