A Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu para discutir temas de interesse do setor agropecuário, como as mudanças climáticas, licenciamento ambiental e Cadastro Ambiental Rural (CAR). Foi o primeiro encontro sob o comando do novo presidente da comissão, Muni Lourenço Silva Júnior, que também preside a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA).
Um dos pontos debatidos no encontro, que ocorreu na quarta, foi a revisão da Política Nacional de Mudanças Climáticas. O governo encaminhou o texto para consulta pública e o prazo para apresentação de propostas foi prorrogado de 15 de março para 30 de julho.
Outro tema abordado foi o licenciamento ambiental. Os produtores defendem mudanças no processo de concessão de licenças de acordo com a realidade do segmento rural e o Legislativo discute um projeto de lei sobre o tema. Sobre o CAR, os representantes dos estados fizeram um relato de como anda a situação do cadastro dos imóveis rurais, requisito para iniciar o processo de regularização ambiental das propriedades, segundo o Código Florestal.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias