PUBLICIDADE

Comissão da dívida previdenciária rural fará audiências

PUBLICIDADE

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 793/2017 aprovou nesta terça-feira seu plano de trabalho. A MP abre prazo até 29 de setembro para que todos aqueles que têm dívidas com a previdência rural se cadastrem para que possam se beneficiar do programa de regularização tributária rural.

A comissão decidiu realizar duas audiências públicas, nos dias 12 e 13 de setembro, com representantes da Receita Federal, da Procuradoria da Fazenda, do agronegócio e de ONGs.

Houve protestos por parte de deputados e senadores contra os percentuais determinados para a adesão ao programa. A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) lembrou que várias vezes o governo foi acusado e condenado pela Justiça por estar cobrando duas vezes o mesmo imposto. “É importante dizer que produtor rural não é diferente, seja grande, médio ou pequeno. Todos são valorosos, têm o seu mérito e merecem o nosso respeito. A Justiça, de forma morosa, levou mais de dez anos para julgar. No primeiro caso, inclusive, ela disse: ‘É bitributação’”, lembrou a senadora, explicando que o governo estava cobrando duas vezes a Previdência de quem tinha funcionário.

O deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) foi um dos que propôs que o governo emita uma nova medida provisória, já que o Senado pode votar o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 13/2017, que elimina a cobrança retroativa das dívidas previdenciárias rurais que o Supremo Tribunal Federal considerou ilegais.

“Agora com a nova decisão da resolução do Senado, mais a medida provisória, acho que é o momento de o governo sentar com as partes e fazer uma proposta que venha conciliar os dois interesses: do governo e do produtor”, disse o deputado, ao defender a edição de uma MP “de acordo com o consenso geral” para evitar “uma demanda judicial sem fim”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportação do milho de Mato Grosso atinge 2º maior volume em mais de duas décadas

A secretaria de Comércio Exterior registrou que as exportações...

Plantio da safra de soja em Mato Grosso deve ser concluída esta semana

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) constatou avanço...

Presidente eleito do Sindicato Rural de Sorriso aponta prioridades da gestão

O produtor rural Diogo Damiani, presidente eleito do Sindicato...

Cotação do milho disponível em Mato Grosso sobe e média vai a R$ 54

O preço do milho disponível em Mato Grosso exibiu...
PUBLICIDADE