PUBLICIDADE

Comissão aprova projeto que susta permissão para comprar café do Vietnã

PUBLICIDADE

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou a suspensão de uma instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de fevereiro deste ano, que trata dos requisitos fitossanitários para importação de grãos de café conilon (robusta) do Vietnã. A suspensão da Instrução Normativa 7/17 está prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 586/17, do deputado Evair Vieira de Melo (PV-ES).

O relator na comissão, deputado Zé Silva (SD-MG), apresentou um texto substitutivo que reúne a proposta de Melo com a do PDC 589/17, da deputada Marinha Raupp (PMDB-RP), que também trata da sustação da norma. O texto aprovado justifica a suspensão apontando para os riscos de pragas que podem decorrer da importação, além de prejuízos para os cafeicultores, que investem na sustentabilidade ambiental e trabalhista de suas lavouras e ainda em tecnologia.

Na opinião de Zé Silva, importar café sem o estudo de ameaças e oportunidades é tomar uma decisão intempestiva, que submete o agronegócio do café a riscos irreversíveis. “Considerando as informações da existência de estoque e de que a colheita já se iniciou, a importação de café verde do Vietnã perde seu único argumento favorável, que seria a insuficiência de matéria-prima para suprimento das indústrias de torrefação e das processadoras de café solúvel”, avaliou o relator.

Ele lembrou ainda que a cafeicultura se apresenta como a principal fonte de renda para os 300 mil empreendimentos e quase 1,5 mil municípios onde a atividade é praticada.

O projeto será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE