A comercialização da safra 2016/17 de soja no Estado avançou no mês de abril 5,6 pontos percentuais, atingindo um total de 69%. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o ritmo de vendas no último mês foi mais encorpado no comparativo com os dois últimos meses, mesmo diante dos recuos nos preços médios de venda.
O instituto cita três fatores que contribuíram para a realização de negócios: a entrega de produtos comercializados através de troca/barter com as trades, a necessidade de receita para pagamento de algumas dívidas por parte do produtor, além da necessidade de liberação de espaço nos armazéns para o milho, que já começa a entrar a partir de maio em algumas regiões do Estado.
O boletim do Imea, divulgado há pouco, aponta ainda que, além da movimentação da safra 16/17, em abril a safra 17/18 registrou os primeiros reportes de vendas, de 1,74% na média estadual. “Ainda assim, este percentual apresenta atraso de 7,24 pontos percentuais ante o mesmo período da safra 16/17, devido, principalmente, às reduzidas cotações internas da soja para 2018”, destacam os economistas.