A comercialização da safra 2016/17 de soja no Estado atingiu em março 63,34%, com avanço mensal de apenas 1,82 ponto percentual. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), este foi o menor avanço dos últimos seis meses.
Em boletim divulgado, há pouco, o Imea aponta que os percentuais negociados de soja no último mês apresentaram níveis historicamente reduzidos, ficando bem abaixo da média dos últimos cinco anos (avanço mensal em março de 5,6 pontos percentuais). Como consequência, os especialistas citam que o atraso que a temporada atual vinha registrando nos meses passados ante a safra 15/16 se elevou para 7,56 pontos percentuais.
O Imea justifica que a baixa movimentação no mercado está atrelada à continuidade do movimento de queda nos preços do grão, que apresentou a quarta baixa consecutiva no último mês, atingindo o menor preço mensal de comercialização da safra 16/17, de R$ 53,86/sc. “Ainda assim, o preço médio ponderado (PMP) da safra 16/17 registra média de R$ 65,87/sc, sendo este valor superior ao do mesmo período do ano passado”.