A colheita de milho em Mato Grosso começou e o levantamento divulgado, ontem à tarde, pelo IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – aponta que houve adiantamento em relação ao mesmo período da safra passada e à média dos últimos cinco anos, reflexo da antecipação na etapa inicial da semeadura.
“Por enquanto, apenas as regiões Nordeste, Sudeste e Médio-Norte iniciaram os trabalhos, com destaque para a Nordeste, que já exibe 1,32% da área colhida, o que representa um recorde para o período. Para as demais regiões, ainda não foram reportados avanços representativos, devido à passagem de frente fria e alta umidade na última semana que impediram a secagem do cereal. Dessa forma, é esperado que a intensificação da colheita se dê ainda no mês de junho, quando é previsto que as regiões já estejam com as colheitadeiras no campo, a depender também do comportamento climático para as lavouras atingirem o ponto de colheita”, analisam os economistas do IMEA.
Com o início da colheita do milho para a safra 2018/19, o preço do cereal mato-grossense apresentou recuo semanal de 2,19%, ficando cotado a uma média de R$ 22,58/saca, conclui o instituto.