A colheita da soja para a safra 2023/24 no Estado chegou a 65,07% das áreas previstas para a temporada até a semana passada. O avanço semanal foi de 13,58 pontos percentuais. Esse incremento na semana foi pautado devido às condições climáticas que favorecem o avanço do trabalho das colheitadeiras nas fazendas. Dessa forma, o ritmo da colheita para a temporada está 5,05 pontos percentuais maior que o mesmo período do ano passado e 7,22 pontos percentuais acima da média dos últimos cinco anos. O levantamento foi divulgado, nesta segunda-feira, pelo IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), no boletim semanal.
Nas regiões de Mato Grosso, as que apresentaram os maiores adiantamentos são a Médio-Norte, Oeste e Norte, com 85,09%, 84,92% e 65,54% respectivamente. Por outro lado, a região mais atrasada foi a Nordeste, com 42,81% das áreas finalizadas até a última sexta-feira. Não foi informada a produtividade constatada até agora.
O IMEA prevê que esta semana, os volumes pluviométricos poderão ficar entre 55 a 75 milímetros até dia 25 na maior parte do Estado, segundo as perspectivas do NOAA, o que pode atrapalhar no ritmo da colheita e acarretar um maior índice de umidade dos grãos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.