A colheita de milho em Mato Grosso para a safra 20 17/18 já está em período de finalização, exibindo nesta última semana 99,82% da área estimada. As condições climáticas foram marcadas pelas baixas temperaturas e aumento da umidade em algumas regiões produtoras, no entanto, a finalização dos trabalhos de campo seguiu normalmente. Apenas as regiões noroeste, sudeste e centro-sul ainda não encerraram totalmente os trabalhos. Restando poucas áreas para serem colhidas, que foram semeadas fora da janela ideal, a produtividade recuou em grande parte do Estado nos últimos dias, em especial nas regiões nordeste, norte e sudeste, ficando a semana passada com uma média de 92,07 sacas/hectare em Mato Grosso.
“E assim, apesar dos atrasos durante quase todo o período dos trabalhos de campo, a força-tarefa durante o pico da colheita fez com que, nesta reta final, ficasse no mesmo nível em relação à safra passada”, acrescenta o instituto.
Mesmo com a colheita quase finalizada, o preço do cereal em Mato Grosso apresentou um avanço de 3,94%, encerrando a última semana com cotação média de R$ 22,63/saca.