A colheita em Mato Grosso ultrapassa a metade da área colhida e chega aos 62,02%, com avanço semanal de 20,03 pontos percentuais. Os dados foram atualizados, esta semana, pelo IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.
O instituto também informa que foram divulgados pela Secex (secretaria de Comércio Exterior) os novos dados de exportação brasileira de milho para o mês de junho. Segundo a secretaria, cerca de 563,2 mil toneladas do cereal brasileiro tiveram o exterior como destino, sendo que 197,9 mil deste volume foi originado em Mato Grosso, representando share de 35,1%. O valor divulgado em junho foi o maior volume já registrado para o período de toda série histórica, refletindo a antecipação na colheita neste ano.
Além disso, o período marca o fim do ano-safra 15/16 do cereal em Mato Grosso, com um acumulado de 8,7 milhões de toneladas escoadas, retração de 53,2% em relação a safra 14/15. Para a nova safra que começa a ser escoada, o cenário desafiador persiste, visto que segundo o relatório de oferta e demanda do IMEA, estão previstas que 16,8 milhões de toneladas do grão sejam destinadas ao exterior, reflexo da safra de grandes proporções que está sendo colhida, caso consolidado, pode posicionar-se como o segundo maior volume escoado da série histórica, atrás apenas da
safra 14/15