Apenas cinco municípios respondem por mais de um quarto das queimadas registradas em Mato Grosso neste ano, segundo dados do Programa BQD Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). E todos eles estão na região norte de Mato Grosso, a maior produtora rural do estado. Juntas, as cidades de Feliz Natal, Santa Carmem, Nova Mutum, Nova Ubiratã e União do Sul respondem por 27,4% dos registros captados pelos satélites.
Ao todo, Mato Grosso já registrou 76.636 focos de calor e ocupa a segunda colocação no ranking nacional, atrás apenas de Roraima. Destes, 20.997 estão nestas cinco cidades. Sinop, que já sofreu muito com as fumaças oriundas das madeireiras, reduziu muito as queimadas e responde por 0,9% dos registros em Mato Grosso, com 691 focos.
Feliz Natal é o município que mais registrou queimadas, com 8,9% do total. Ao todo são 6.806 incêndios captados pelos satélites. Na sequência aparecem Santa Carmem com 4.057 focos (5,3%), Nova Mutum com 3.512 registros (4,6%), Nova Ubiratã com 3.481 (4,5%) e União do Sul, com 3.121 incêndios captados (4,1%).
O levantamento é desde 1 de janeiro e engloba o período de chuvas em Mato Grosso. A tendência é que os números cresçam com o avançar da seca no estado.