PUBLICIDADE

Chuvas fortes deixam propriedades embaixo d’água em Mato Grosso

PUBLICIDADE

|2604|

As fortes chuvas que caíram nos últimos dias em Campo Novo do Parecis (na região Médio-Norte, a 470 quilômetros de Sinop) começam a causar prejuízos para o setor agrícola. A propriedade da presidente do Sindicato Rural do município, Giovana Velke, foi uma das inundadas. Em alguns locais, a água chegou a uma altura de 1,5 metro. “É um caso atípico. Acredito que a nossa propriedade foi a mais atingida. Agora é esperar baixar a água para ver se será possível fazer o replantio (do milho)”, afirmou, esta manhã, em entrevista ao Notícias Agrícolas.

Giovana explicou ainda que a maior parte das propriedades atingidas havia iniciado o plantio do milho. Afirmando ser impossível mensurar os prejuízos imediatamente, ela aconselhou os produtores afetados a darem entrada nos seguros rurais. “Se o produtor tiver, ele pode verificar se há cobertura. Até porque são várias etapas. Aquele que achar que vai ter prejuízo, deve pensar em fazer a abertura do sinistro agora”.  

A presidente do sindicato também criticou a situação das estradas municipais e estaduais. “Estão muito ruins. Não que a propriedade fique isolada, mas tem trecho que não é possível passar”, detalhou. Ela também reclamou dos custos da atual safra. “A produtividade está dentro das expectativas, o que caiu foi o preço. Em contrapartida, o custo do produtor subiu. Está tudo mais caro, desde semente adubo, insumo e diesel. Está cada vez mais difícil para o produtor, principalmente o pequeno, se manter no ramo”.

Ontem, o governador Pedro Taques esteve em Campo Novo vistoriando os estragos causados pelas chuvas. Além dos prejuízos no campo, as inundações afetaram parte do bairro Jardim das Palmeiras e deixaram cerca de 3 mil pessoas desalojadas.  

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: divulgação)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE