A nova estimativa de safra para este mês, manteve a projeção de área de soja para a safra 24/25 em Mato Grosso em 12,66 milhões de hectares. Apesar de ainda estar em aberto a área a ser cultivada no Estado, o ministério da Agricultura antecipou o fim do vazio sanitário da soja nesta temporada, previsto para o próximo dia 7, o que permite aos produtores de Mato Grosso começarem a semear.
No entanto, as previsões climáticas para os próximos meses ainda não indicam grandes volumes de chuva. Ao analisar a média dos modelos climáticos, as anomalias de precipitação para setembro e outubro apontam volumes abaixo da média histórica em todo o Mato Grosso, informa o IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária). Isso poderá impactar o ritmo da semeadura no início da safra e, também, o potencial produtivo das áreas semeadas precocemente, visto a menor umidade do solo nesse momento.
Ainda de acordo com o IMEA, a maior parte dos produtores de Mato Grosso tende a aguardar a normalização das chuvas para iniciar os trabalhos no campo, a fim de minimizar os riscos de perda e problemas com o desenvolvimento inicial das lavouras.