PUBLICIDADE

Candidato a presidente da Aprosoja diz que pretende “brigar” por infraestrutura e segurança fiscal

PUBLICIDADE

Duas chapas irão concorrer no pleito que definirá a diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) pelo próximo triênio 2018/2020. A chapa de situação “Integrar para Fortalecer” é encabeçada por Elso Pozzobon, produtor rural que, atualmente compõe a diretoria da entidade. Ao Só Notícias/Agronotícias, ele explicou que não houve consenso entre os dois grupos, o que motivou a abertura de duas chapas.

“Conversamos bastante, mas não conseguimos chegar a um consenso. Temos os mesmos objetivos para a entidade, mas métodos diferentes. Não temos nenhuma divergência maior. Nenhum rancor. Ambos queremos trabalhar em prol da entidade. Logicamente, por estarmos em uma chapa de situação, queremos uma proposta de trabalho em cima daquilo que estamos tocando (a atual diretoria)”, afirmou.

Segundo Elso, uma das principais bandeiras de sua diretoria, caso seja eleito, será a busca por melhor infraestrutura logística em Mato Grosso. “É um assunto que incomoda o produtor. Precisamos trocar a malha rodoviária estadual, pois não atende ao que o produtor precisa. Isso leva a um custo maior de produção”, adiantou. “Também há a questão da liberação dos defensivos. Precisamos liberar urgente novas marcas e novos produtos, para fazer frente principalmente a esta questão da ferrugem asiática. Estamos sendo encurralados pela falta de produtos adequados”.

Pozzobon também cita “dificuldades ambientais” para o setor agrícola como uma das questões a ser resolvida no Estado. “Muitas propriedades estão sendo embargadas e outras restringidas por causa de questões ambientais. Muitas delas estão contempladas pelo Novo Código Florestal, o que não é levado em consideração pelos órgãos ambientais. São ações que precisamos trabalhar”.

Outro mote da campanha de Pozzobon é a segurança fiscal. “Estamos pagando uma conta pesada em Mato Grosso. O Estado está inchado, sobrecarregado. Precisamos nos colocar contrários a esta carga tributária. É algo que incomoda bastante. Não temos nenhuma segurança. Temos dificuldade de lucratividade devido a esta situação. É uma situação a ser trabalhada junto ao governo estadual e bancada mato-grossense”.

Elso também reconheceu que uma das proposta para os próximos três anos é interiorizar a entidade. “Estamos propondo, pois precisamos melhorar nossa relação direta com o associado. Ele está um pouco distante, pois temos uma sobrecarga de trabalho em razão destes constantes ataques a nossa categoria. Precisamos dar atenção especial para o produtor. Pretendemos, com certeza, interiorizar mais nossa gestão”.

No dia 13 de novembro, os cerca de 5 mil associados vão às urnas escolher, por voto direto, os líderes dos próximos três anos. Além da chapa encabeçada por Elso, também concorre a chapa “Aprosoja Decidida” liderada por Antonio Galvan, para o cargo de presidente. Cada chapa é composta por 14 nomes, que serão responsáveis pelos cargos de presidente, vice-presidente, vice-presidente regional, diretor administrativo e diretor financeiro.

Também serão eleitos 158 delegados, líderes responsáveis por conectar a base de associados à diretoria. Atualmente, a Aprosoja tem 24 núcleos espalhados pelos municípios com maior produção de soja e milho em Mato Grosso.

Criada em 2005, a Aprosoja é uma entidade do terceiro setor que faz a representação política de classe dos agricultores que plantam soja e milho no Estado. Todos os cargos de liderança que compõem sua governança são ocupados por produtores rurais voluntários, de forma não remunerada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE