PUBLICIDADE

Caminhoneiros fecham rodovia federal em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O tráfego de veículos com cargas não perecíveis está bloqueado na BR-364 em ambos os sentidos, em Rondonópolis, na saída para Cuiabá, desde às 7h. A restrição é apenas para carretas e caminhões, os demais veículos estão passando normalmente. No entanto, o fluxo está lento na região.

Este manifesto é realizado por integrantes do Movimento de Transportes de Grãos, que representa caminhoneiros autônomos. A principal reivindicação deste grupo hoje é a implantação de pauta de preços mínimo de frete para cargas a granel.

A Polícia Rodoviária Federal confirmou o manifesto e informou que há uma grande fila de veículos na região. A assessoria de imprensa da PRF informou que a previsão é a de que o manifesto permaneça durante todo o dia e sem intervalos.

Em dezembro do ano passado, foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados o projeto (PL 528/15) que define uma política de preços mínimos para o setor de transporte de cargas. Agora, a proposta passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e, se aprovada, seguirá direto para o Senado.

O projeto determina que, nos meses de janeiro e julho, o Ministério dos Transportes regulamente os valores mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes por eixo carregado. Até que isso ocorra, o texto prevê como mínimo R$ 0,90 por quilômetro rodado para cada eixo carregado, no caso de cargas refrigeradas ou perigosas; e de R$ 0,70, nos demais tipos de cargas. Para fretes considerados curtos (em distâncias inferiores a 800 quilômetros), esses valores são acrescidos em 15%.

Desde 2015, os caminhoneiros realizam protestos em vários estados cobrando esta tabela. Em Mato Grosso, os caminhoneiros fecharam vários pontos da BR-163 e chegou a faltar combustível e gás de cozinha em várias cidades mato-grossenses.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE