As Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional promovem debate nesta quarta-feira (26) sobre as consequências para o desenvolvimento econômico do país da “Operação Carne Fraca”, realizada pela Polícia Federal. O debate será realizado a pedido dos deputados Adail Carneriro (PP-CE) e Luiz Lauro Filho (PSB-SP).
Os deputados lembram que todo o Brasil acompanhou com surpresa e preocupação as notícias divulgadas pela imprensa sobre a chamada “Operação Carne Fraca”, deflagrada pela Polícia Federal. Tanto as repercussões políticas quanto econômicas da operação policial foram intensas e imediatas.
“O mercado de carnes no Brasil conta com 392 frigoríficos credenciados, gera 7 milhões de postos de trabalho e movimenta quase R$ 180 bilhões por ano. Trata-se, portanto, de um dos mais importantes segmentos econômicos do país”, afirma Adail.
Na avaliação do deputado Luiz Lauro Filho, o debate tem intuito de examinar os reais impactos sobre o setor brasileiro de exportação de carnes e os mecanismos de atenuar os impactos negativos nesse setor.