O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que o diferencial de base do preço do boi entre Mato Grosso-São Paulo alcançou a média de -10,90% na parcial de abril, que representa 2,77 pontos percentuais a menos que a média do mesmo período de março, o que representa menor distanciamento entre as praças pela terceira semana consecutiva. Esse movimento foi reflexo, principalmente, da maior pressão baixista na arroba paulista em relação a Mato Grosso.
Assim, o preço do boi gordo em São Paulo foi de R$ 231,10/@ (Cepea-SP), queda de 2,30% ante a março, enquanto a arroba em Mato Grosso teve alta de 0,83% no mesmo período e foi cotada a R$ 205,92/@ (Imea), ambas as cotações a prazo e livres de Funrural. O diferencial entre as praças também tem apresentado queda em relação ao ano passado, visto que a média do indicador na parcial de abril era de -15,58%.
O IMEA conclui que essa redução pode ser um sinal de transição do ciclo pecuário, uma vez que em fase de alta o diferencial entre Mato Grosso-São Paulo tende a ser ainda menor.