O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está conversando com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ver se há possibilidade de liberar financiamento para reabrir frigoríficos fechados nos últimos anos, disse o ministro Blairo Maggi nesta quinta-feira, ao visitar a unidade industrial de carnes Alegra, no município paranaense de Castro. “Estamos estimulando a reabertura de frigoríficos. Ontem mesmo, recebi a informação de que duas empresas pretendem reabrir algumas plantas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Esse é um movimento importante.”
Maggi destacou ainda as ações do Mapa na área de comércio exterior. “Temos trabalhado muito para abrir ainda mais o mercado internacional aos nossos alimentos.” Segundo ele, os empresários também precisam se somar ao esforço do governo para ampliar os mercados. “A gente tem que sair, pegar a mala e mostrar o produto, a fim de criar confiança [nos importadores] e ganhar mercado.”
O ministro também elogiou a unidade industrial de carnes, resultado da união das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, que deu origem à marca Alegra. “Esta planta é a mais moderna que tive a oportunidade de visitar até agora e indica o caminho a ser seguido, cada vez mais automatizado, com as pessoas interagindo mais com as máquinas e menos com os produtos. A chance de contaminação é sempre bem menor.”