Dados da União da Indústria da Cana de Açúcar e Bioenergia (Unica) apontam que a produção de etanol a base de milho na safra 2022/23 na região centro-sul, já atingiu 1,07 milhão de litros, sendo 70,16% de etanol hidratado e 29,84% do etanol anidro, até o momento.
Contudo, cabe ressaltar que o consumo de etanol hidratado no país até julho se encontrava 15,65 pontos percentuais abaixo do comparado com o mesmo período do ano passado. Assim, na medida em que a competitividade do biocombustível está abaixo da gasolina em quase todos os Estados do país, exceto em Mato Grosso e São Paulo, pode vir a incentivar o aumento da produção do etanol anidro, analisa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no boletim semanal do milho.
“Por fim, o total produzido de etanol a base de milho já representa 23,78% do total estimado para toda a safra de biocombustível, na qual a Unem projeta uma produção de 4,50 milhões de litros para o Brasil, aumento de 31,20% em relação à safra passada”, conclui o IMEA.