O deputado Valdir Barranco (PT) apresentou, em sessão plenária, requerimento (121/2017) para realização de audiência pública em Pontes e Lacerda. O objetivo é discutir os reflexos do possível fechamento da unidade avançada do Incra em Vila Bela da Santíssima Trindade, que atingirá em cheio 5 mil famílias de agricultores familiares da localidade e de outros 7 municípios.
Segundo Barranco, trata-se de uma região de origem quilombola onde há grande demanda por regularização fundiária com vistas à reforma agrária. “Nesta região, vivem pessoas que têm na agricultura familiar a única fonte de renda e que vivem em áreas de domínio da União. Portanto, trabalhadores rurais que precisam ter acesso ao Incra com vistas à regularização de seus lotes. Tirar a unidade avançada dali é um crime contra o povo mais pobre que terá que buscar ajuda em outros municípios.”
No requerimento da audiência, o deputado explica que as atividades do Incra passarão para o município de Cáceres, distante cerca de 300 quilômetros. “Estamos falando de aproximadamente 4 horas de viagem de carro. E quem não dispõe de transporte particular? Qual a justificativa do encerramento das atividades em Vila Bela? Precisamos avaliar a relação custo x benefício. A promessa do governo federal é que a mudança se dê em dezembro. Na audiência, vamos ouvir as famílias prejudicadas, poder público municipal e estadual e o próprio Incra para tentarmos impedir este desmando”, destacou o parlamentar.