Foi realizada, nesta terça-feira, uma reunião com agricultores familiares, proprietários de açougues e supermercados com o objetivo de unir a classe para desenvolver projetos para o setor. Durante o encontro foi criada a Associação dos Produtores e Comerciantes de Carne de Lucas do Rio Verde. A proposta é buscar recursos e elaborar projetos em conjunto para ampliar e melhorar os serviços da área.
Com a formação da associação, a intenção é captar recursos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a construção de um abatedouro para bovinos, ovinos e suínos, para atender o município e região. De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, a proposta é viabilizar a construção de um abatedouro com capacidade para mil bois, 500 suínos e 200 carneiros por mês.
“Com a nova legislação sanitária, o produtor só pode vender carne com o selo de inspeção municipal, se ele não tiver esse selo, não poderá vender. Por isso, é necessário um local apropriado para o abate, seguindo todas as normas sanitárias. Dessa forma, podemos garantir alimentos saudáveis e de qualidade”, pontuou Albieri.
O secretário também explicou que a associação contará com todo o apoio do poder público municipal para buscar projetos. O objetivo é conseguir, através da associação, iniciativas que auxiliem na ampliação da renda da agricultura familiar. Agora, o próximo passo é elaborar um estatuto e regimento e definir todos membros que farão parte da associação.