PUBLICIDADE

Assentamento no Nortão será regularizado

PUBLICIDADE

O deputado estadual Silvano Amaral (PMDB) recebeu uma comitiva do município de Guarantã do Norte, que esteve na Capital em busca de recursos para o município. Na ocasião, foi assinado a termo de transferência de matrículas do assentamento Novo Horizonte II, criado há pelo menos 25 anos e que abriga hoje mais de 200 famílias. A titulação é um sonho antigo dos parceleiros que vivem da agricultura familiar e esperam, com o título definitivo, o direito de poderem acessar linhas de crédito junto aos bancos e, assim, aumentar sua produção e renda.

A comitiva, composta pelo prefeito Érico Estevan, pelo executor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Daniel Noronha, e outras lideranças de Guarantã, foi recebida também pelo deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), que tem sido o intermediador de toda discussão no Incra Nacional. “Sabemos das necessidades do assentamento, que não é um caso isolado. O PMDB trabalha com intuito de resolver essa questão fundiária não só em Mato Grosso, mas no Brasil, e aqui em nosso estado pretendemos chagar aos 6 mil títulos expedidos”, disse Bezerra.

Segundo o deputado Silvano Amaral, a data de entrega dos títulos ainda será definida pelo Incra, em razão de os títulos serem expedidos em Brasília. “Agora o processo é mais célere. O Incra de Mato Grosso encaminha para Brasília os cadastros de cada assentado, que é analisado por técnicos do órgão. Se estiver com toda documentação regular será publicado em Diário Oficial da União (DOU) e posteriormente encaminhado ao proprietário da terra para homologação em cartório”, explicou.

A meta do governo federal é expedir cerca de 60 mil títulos de propriedade em todo o Brasil. Mato Grosso tem a missão de titular cerca de 3 mil lotes, contudo o Incra de Mato Grosso quer superar essa meta e alcançar 6 mil famílias.

Rercursos – Para Guarantã do Norte também foram assegurados recursos para construção de um lago na cidade. Vale ressaltar que o projeto já está pronto e o total da obra custará R$ 4 milhões. Os deputados Bezerra e Silvano também asseguraram recursos para o asfaltamento do Cotrel, investimentos para a Casa do Italiano, aquisição de patrulha mecanizada para atender a agricultura familiar do município, perfuração de poços artesianos e instalação de caixas d’água com bomba para atender sete assentamentos da região e investimentos para piscicultura.

“Essa parceria com os deputados Bezerra e Silvano não começou do dia para noite. Já vem de muito antes e vamos garantir a permanência desse trabalho que tem dado certo. Estamos muito felizes com tantos investimentos para o nosso município. Guarantã do Norte está em pleno desenvolvimento e vamos continuar avançando”, ressaltou Érico Estevan.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE