O Circuito Tecnológico Etapa Milho será realizado de 24 a 28 de abril. Durante a semana, as equipes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e parceiros irão verificar in loco, nas propriedades rurais, o andamento da safra do milho no estado.
Esta é a quarta edição do projeto, que será composto por seis equipes viajando pelas quatro regiões de Mato Grosso. A meta é visitar aproximadamente 35 municípios, percorrendo quase 6 mil quilômetros. São parceiros do Circuito Tecnológico Etapa Milho a Embrapa e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
As equipes aplicarão questionário nas propriedades para avaliar o nível de tecnologia da cultivar adotada, se há utilização do zoneamento agrícola para a escolha da cultivar, também farão teste em campo como o de transgenia. Além disso, haverá coleta de lagartas na região Leste.
O objetivo também é monitorar as lavouras de milho quanto aos aspectos fitossanitários, o preparo e manejo do solo, assim como verificar o cenário de armazenagem e comercialização do milho, entre outros.
Para apresentar os dados e metas desta expedição, o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin, receberá a imprensa na segunda (24), às 7h30, na Aprosoja. Os jornalistas serão recepcionados com um café da manhã com produtos à base de milho.