A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) completou 12 anos neste sábado (4) celebrando o reconhecimento internacional. “Iniciamos a associação em um momento de crise. Depois de todos estes anos, evoluímos na produção de soja e também como organização”, diz Endrigo Dalcin, presidente da Aprosoja.
Dalcin cita a assinatura de Memorandos de Entendimento com a China e com a Europa como divisores de águas. Os documentos são o reconhecimento internacional de que o programa Soja Plus é o sistema de gestão mais eficaz para a produção sustentável de soja mato-grossense. “É um orgulho ver o trabalho de tantos anos reconhecido como um passaporte da soja do estado para estes mercados. É um trabalho árduo que fazemos cotidianamente no campo”, afirma.
Temas como logística, política e defesa agrícola, e sustentabilidade também estão sempre na pauta da associação e tiveram avanços consideráveis nestes 12 anos. Discussões sobre o Fundo Estadual de Habitação e Transporte (Fethab) e parcerias para pesquisa, como a com a Fundação Mato Grosso, fazem com que a entidade se fortaleça em pautas políticas e técnicas.
“Nesta data, temos que parabenizar todos os associados e colaboradores da Aprosoja por fazerem uma entidade forte e com visibilidade. Ainda quero contar com a participação de mais agricultores de Mato Grosso nas comissões da associação, debatendo temas importantes que fazem a diferença no dia a dia do campo”, destaca o presidente Endrigo Dalcin.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias