A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) lançou, ontem à noite, no Cenarium Rural, em Cuiabá, o 12º Circuito Aprosoja. A partir de agora, a entidade percorrerá 24 municípios para debater o tema liderança, com o palestrante Carlos Alberto Júlio. Ele apresentará a palestra “Por que está cada vez mais difícil ter sucesso sozinho?”, nos 24 núcleos durante o mês de maio e junho.
“Sempre iremos manter o foco na formação de liderança. Todos nós, agricultores, quando entramos para a Aprosoja, somos voluntários de uma causa que só se realiza com o envolvimento de pessoas. Como esse é um setor que dá resultados, e para que atravessemos os desafios, temos que ter cada vez mais ferramentas de liderança e gestão”, argumentou Endrigo Dalcin, presidente da Aprosoja.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, prestigiou e evento e elogiou a iniciativa da Aprosoja. “Considero Mato Grosso vanguarda na transferência de conhecimento. Quando eu vim para este Estado, os dias de campo eram promovidos pelos próprios produtores para que houve espaço de conversar sobre o que cada um estava fazendo nas próprias propriedades. Hoje, o Circuito vai levar o conhecimento e preparar a futura geração de agricultores”.
Além de Maggi, também prestigiaram o lançamento do Circuito os secretários estaduais Marcelo Duarte e Ricardo Tomczyk, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Nilson Leitão, o senador José Medeiros, o presidente da Associação dos Produtores de Semente (Aprosmat), Carlos Ernesto Augustin, o atual presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso, Normando Corral, e o ex-presidente da entidade, Rui Prado, entre outros.
O primeiro município a ser visitado pela Aprosoja será Campo Verde, no dia 5 de maio. Na região Sul, também terão palestras Alto Taquari (8), Alto Garças (9), Rondonópolis (10), Primavera do Leste (11) e Jaciara (12). Na região Norte, as palestras também serão em maio e ocorrerão nos núcleos de Cláudia (15), Sinop (15), Vera (16), Sorriso (16), Tapurah (17), Lucas do Rio Verde (18) e Nova Mutum (19).
A próxima região receber o Circuito será a Oeste, com palestras nos municípios de Campos de Júlio (22), Sapezal (23), Campo Novo do Parecis (24), Tangará da Serra (25) e Diamantino (26). As palestras na região Leste serão realizadas em junho, nos municípios de Gaúcha do Norte (5), Canarana (6), Querência (7), Porto Alegre do Norte (8), Água Boa (8), e Nova Xavantina (9).
O Circuito Aprosoja é uma realização da Aprosoja e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).