O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Antônio Galvan, e o vice-presidente, Fernando Cadore, estiveram na manhã desta terça-feira reunidos com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi. Uma das principais pautas discutidas foram a eficiência e os royalties da biotecnologia da soja.
A assessoria da entidade ressalta que tramita na Justiça Federal de Mato Grosso uma ação proposta pela Aprosoja contra a Monsanto e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) pedindo a anulação da patente da biotecnologia Intacta.
Hoje, aproximadamente dois terços do plantio de soja no Brasil é feito com esta biotecnologia. Porém, a Aprosoja, em estudos técnicos realizados previamente, identificou ausência de requisitos para concessão desta patente, especialmente por falta de inovação.
Outros temas também discutidos foram data de plantio em Mato Grosso, moratória da soja na Amazônia, lei de proteção de cultivares e classificação de grãos. A classificação, inclusive, foi um dos principais temas debatidos na primeira reunião entre o ministro e a diretoria da Aprosoja neste ano, realizada no dia 31 de janeiro.