O IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – informou, esta tarde, que “apesar da normalização do mercado pecuário, a alta das cotações em Mato Grosso ainda segue em ritmo lento. Na última semana, a valorização foi de apenas 0,54% para o boi gordo e 0,39% para a vaca gorda, fechando na média de R$ 138,83/@ e R$ 129,70/@, respectivamente.”.
Com a leve melhora nos preços da arroba, alguns pecuaristas começaram a soltar mais animais para abate. Assim, a escala seguiu no mesmo movimento, registrando aumento de 0,21 dia em relação à semana passada e média de 5,63 dias. O diferencial de base registrou queda de 1,26%, devido às cotações em São Paulo terem reagido de forma mais robusta durante a semana, enquanto em MT as valorizações foram mais tímidas’, acrescenta o instituto, no boletim semanal, divulgado hoje.
O preço do bezerro de ano recuou 0,22%, surtindo ainda os efeitos da doença da vaca louca, que reduziu a demanda pelos animais de reposição. Com isso, a relação de troca boi/bezerro subiu para 1,72 cabeça.