O setor agropecuário encerrou o mês de maio gerando mais empregos em Mato Grosso. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, foram registradas, em todo o Estado, 6.245 contratações e 4.925 demissões, o que resultou em saldo de 1.319 novos postos de serviço.
Entre os cinco primeiros meses do ano, maio registrou o terceiro melhor resultado em geração de empregos no Estado. Conforme o Caged, o melhor mês em Mato Grosso foi janeiro, quando 7,3 mil novos postos de trabalho foram criados. Em fevereiro, foram 1,5 mil vagas a mais. Desde então, o setor registrava déficit. Em março, foram extintos 4,2 mil postos de trabalho. Em abril, o Estado fechou 1,4 mil vagas formais.
Só Notícias/Agronotícias apurou que, apesar dos resultados negativos em alguns meses, somente este ano o setor foi responsável por 36,3 mil admissões e 32,8 mil demissões em Mato Grosso, o que resultou em saldo de 3,5 mil novas vagas formais criadas (consideradas apenas as com carteiras assinadas).