Uma câmara temática foi criada dentro do Fórum Brasileiro de Mudança Climática para discutir as contribuições da agricultura à agenda brasileira do clima. A primeira reunião ocorreu nesta terça-feira, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.
“A mudança do clima é o maior desafio atual da humanidade e também uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável”, destacou o ministro José Sarney Filho (Meio Ambiente). Já o assessor especial do Mapa João Campari lembrou a importância do Plano ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono para ajudar o Brasil a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa.
De acordo com Sarney Filho, a câmara inicia um debate urgente e necessário sobre a mudança do clima e a economia sustentável. “Buscar soluções para o problema climático abre um leque de oportunidades que devemos aproveitar. É um caminho que aponta para um novo projeto de desenvolvimento, cujo destino final é a criação de uma economia de baixo carbono a longo prazo, conciliando o crescimento econômico com a conservação e a valorização dos nossos ativos ambientais. Assim, promovemos o avanço sustentável do nosso país.”
Uma das prioridades da Câmara Temática de Agropecuária, Florestas e Biodiversidade é debater e valorizar o Plano ABC, o mais importante instrumento de redução dos impactos ambientais do país. “Uma grande parte do patrimônio ambiental do Brasil se encontra em propriedades rurais sob a gestão de produtores de alimentos, fibras naturais e biocombustíveis”, ressaltou Campari.
“O ABC incentiva, por exemplo, a adoção de tecnologias de recuperação de áreas de pastagens degradadas, o plantio direto, a fixação biológica de nitrogênio e a integração lavoura-pecuária-floresta. Este pacote de tecnologias, dentre outras, foi desenvolvido pela Embrapa e representa valor inestimável aos compromissos brasileiros na redução de emissões”, acrescentou o assessor especial do Mapa.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias