PUBLICIDADE

“Acrimat em Ação” passa por mais cinco cidades de Mato Grosso

PUBLICIDADE

De hoje até sexta-feira (31), a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) percorre mais cinco municípios da região Noroeste de Mato Grosso para realização do “Acrimat em Ação 2017”. O evento leva informações por meio de palestras, promove debates com os produtores de carne e colhe informações sobre a atividade em todas as regiões do Estado. Nos dois primeiros dias de evento, em Brasnorte e Juara, 408 pecuaristas participaram da palestra.
Hoje, o “Acrimat em Ação” está sendo realizado em Aripuanã, município a 1050 quilômetros da capital e com rebanho de aproximadamente 500 mil cabeças. Na terça-feira a equipe chega a Colniza, quarta-feira (29) em Cotriguaçu, quinta-feira (30) a palestra acontece em Castanheira e na sexta-feira (31), a Acrimat fecha a rota em Juína. A expectativa é que mais de mil produtores participem das palestras nos sete municípios.
Este será o segundo percurso do projeto, que teve início pela região do Pantanal e Oeste do Estado com a visita a seis municípios e 866 participantes. Ao todo, o “Acrimat em Ação 2017” realiza cinco rotas e percorre 31 municípios de todas as regiões produtoras de carne e um alcance de 70% do rebanho bovino.
O produtor e presidente do Sindicato Rural de Brasnorte, Aldo Rezende Teles Júnior, ressalta a importância do evento da Acrimat para manter o pecuarista atualizado e viabilizar o melhoramento da produção. “O pecuarista é muito tradicional. Eu sou a quarta geração de pecuarista e aprendemos que o certo é de um jeito e não mudamos isso. Precisamos quebrar paradigmas para calcular os custos e controlar oferta para manter a produção valorizada. A palestra nos mostra exatamente quanto custa para assim melhorar a produtividade”.
Este ano o “Acrimat em Ação 2017” apresenta a palestra “Mercado pecuário: como transformar desafios em oportunidades”, que aborda como é possível melhorar a renda sem sair da atividade. Durante a apresentação, a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada (Cepea), Mariane Crespolini, aponta as ferramentas e tecnologias disponíveis e como podem ser utilizadas de acordo com o perfil de cada propriedade e produtor.
O presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, destaca que o “Acrimat em Ação” é um dos principais programas da pecuária de corte do país justamente porque vai até o produtor, levando informações e fazendo um panorama do setor para desenvolver políticas de fomento à atividade.
O “Acrimat em Ação 2017” conta com a parceria de empresas e entidades que acreditam que o conhecimento é indispensável para o desenvolvimento econômico e social. Em 2017, o evento tem quatro parceiros. São eles Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Concessionárias Trescinco e Ariel, Ouro Fino Saúde Animal e CRI Genética.
O superintende do Senar-MT, Otávio Celidonio, destaca a importância da qualificação para o desenvolvimento da pecuária de corte. “A pecuária evoluiu muito nos últimos anos, mas ainda pode avançar bastante na produtividade. Para isso, precisamos aprimorar os processos e capacitar as pessoas. É por isso que o SENAR tem que participar deste que é o principal encontro com os bovinocultures de MT”, declara Celidonio.
O gerente de Marketing da CRI, Daniel de Carvalho, explica que esta é uma excelente oportunidade para a empresa participar de um projeto tão importante. “Estamos muito alinhados com o objetivo do ‘Acrimat em Ação’, que é levar informação e conhecimento até criadores que, por muitas vezes não têm a disponibilidade e possibilidade de fazer essas buscas nos grandes eventos que ocorrem na capital. Acreditamos que percorrer as principais regiões produtoras da carne, que representam 70% do rebanho bovino do estado e presenciar quais são as suas principais demandas, contribuirá significantemente para a integração da cadeia”, destaca.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE