O Indea Mato Grosso tornou disponíveis os dados do abate de bovinos mato-grossenses do mês de setembro deste ano. Como já era aguardado, devido às condições das pastagens no Estado, o montante abatido reduziu 13,46% no comparativo mensal, atingindo o total de 466,81 mil cabeças. Restando três meses para o fim do ano, o acumulado de animais mato-grossenses abatidos neste ano (janeiro – setembro) já supera em 8,90% o total abatido no mesmo período do ano passado.
Além de abater mais animais, Mato Grosso segue ampliando a participação dos bovinos com menos de 24 meses no abate total. Foram 148,86 mil animais a mais em 2018 (acumulado janeiro-setembro) em comparação a 2017, resultando na maior participação desta categoria no total abatido da história, de 15,20%. “Diante disto, nota-se que o pecuarista pode estar caminhando na direção de reduzir a permanência do gado na fazenda, na busca por melhorar a rentabilidade da atividade”, aponta o IMEA.
O preço do boi gordo continua em alta na primeira semana de outubro com aumento de 0,45% cotado a R$ 132,99@. A informação consta no boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.