A consulta pública para o plano municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos foi aberta, hoje, está disponível para consulta no site da prefeitura e os moradores podem encaminhar sugestões e contribuições, respondendo um questionário e acessando perguntas frequentes. O plano é considerado importante instrumento de planejamento estratégico, que contempla diretrizes e ações para a gestão adequada e sustentável dos resíduos sólidos.
“É onde fazemos um diagnóstico do município, então temos vários resíduos, desde o domiciliar, que é coletado em nossas residências, o industrial, o comercial, da construção civil, aquele que é oriundo da logística reversa, onde o próprio gerador tem por obrigação destinar. Então, temos uma variedade de resíduos que são gerados e quando fazemos o plano municipal de gerenciamento desses resíduos, é justamente para que façamos uma análise e organização do município para destinação de cada uma das cadeias”, explicou, através da assessoria, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann.
“Todos nós somos geradores de resíduos em nosso cotidiano, desde nossa casa, ambiente de trabalho, então todos contribuimos. É um assunto que precisamos ter a participação popular. Então, a partir de hoje, está disponível o diagnóstico e também temos o prognóstico, que são os programas, projetos e ações que devem ser desenvolvidas, justamente, para fazermos o tratamento desses resíduos”, declarou a secretária. Entre os apontamentos do plano, está, por exemplo, a coleta seletiva, que deve avançar no município.
Depois da fase de consulta, haverá audiência pública dia 28, às 14 horas, na câmara para tratar do assunto e, em seguida, será elaborado o documento final. “Imediatamente temos metas de curto, médio e longo prazos, onde já fazemos as ações e programações. Esse é um plano que está sendo elaborado por uma comissão técnica das secretarias de Obras, Saúde, Meio Ambiente e Prodeurbs”, concluiu a secretária.