PUBLICIDADE

Feliz Natal, o foco na sustentabilidade

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com mais pouco mais de 10 mil habitantes, o município de Feliz Natal completa 16 anos de emancipação político-administrativa nesta data. É momento de festa e de comemoração, pois foram anos de grandes conquistas. Tem grande potencial para a exploração racional da madeira de lei e produção agrícola. Além do turismo ecológico que pode ser uma alternativa econômica sustentável já que parte do território municipal está localizada no Parque Nacional do Xingu.

O destaque no setor madeireiro só reforça ainda mais a busca pela sustentabilidade, que é um compromisso assumido por todos e que norteia as ações econômicas equilibradas e de uso racional do meio ambiente. Temos muito orgulho de lembrar que, de certa forma, podemos colaborar com essa realidade, na busca oferecer melhores condições de vida à população de Feliz Natal.

Neste sentido, destacamos ações como a Lei 9.523/11, do Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE), que trata do ordenamento das ocupações territoriais. Próximo passo importante será a aprovação do Novo Código Florestal, ainda em votação no Congresso Nacional.

Destinamos emendas e, em uma ação conjunta com o Governo do Estado, conseguimos ainda viabilizar investimentos no social. O Conselho Tutelar de Feliz Natal recebeu um veículo zero quilômetro e um computador. Agora, os atendimentos as vítimas são feitos com mais agilidade.

Além disso, pedimos disponibilização de telefonia celular para o assentamento Ena, onde moram aproximadamente mil habitantes numa distância de 100 quilômetros da sede do município. Solicitamos a instalação de uma Unidade Descentralizada de Reabilitação em Feliz Natal para atender a demanda local a esse tipo de procedimento de saúde pública. Reivindicamos o Linhão da Cemat que, além de Feliz Natal, também beneficiou os municípios de Santa Carmem e Vera.

A instalação de uma agência do Banco do Brasil no município foi outro pedido de nossa autoria. E o investimento em Educação, principalmente, para proporcionar o acesso de jovens ao Ensino Superior tem sido uma constante. Tanto que apresentamos indicação pedindo a implantação de cursos do campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Feliz Natal.

Sabemos que ainda há muito que fazer e dificuldades a serem vencidas. Mas, é certo que a cidade tem que seguir em ascendência econômica. Por isso, reafirmo neste dia festivo o nosso compromisso com Feliz Natal para que o foco da sustentabilidade seja o caminho para o progresso.

Parabéns, Feliz Natal!

José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de MT

 

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Gravidez após 40 anos 

É um fato que nas últimas décadas a maternidade...

Desconto em multas ambientais: direito adquirido ou justiça ambiental ?

Nos últimos anos, temos assistido a um crescente debate...

O Direito ao Voto da Mulher

Neste domingo, 3 de novembro, celebramos uma das mais...

A dona honestidade está de olho em nós

Mas, para mudar o país, as nossas ações, não...